- Fenavinho -

UMA FESTA DE EXPERIÊNCIAS ÚNICAS

A Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) está intimamente ligada à história de Bento Gonçalves. A relação de seus moradores com a festa extrapola o motivo de celebração de uma cultura – a da uva e do vinho – para elevá-la a um contexto identitário no qual uma – a cidade – é indissociável à outra – a Fenavinho.

Nascida em 1967, a Fenavinho é fruto de um grande envolvimento social para mostrar ao Brasil o potencial empreendedor de um pequeno município que ainda era cercado por estradas de terra. Entre os dias 25 de fevereiro e 12 de março daquele ano, o evento recebeu mais de 100 mil pessoas, em um pavilhão que poucos meses antes sequer existia. O que parecia inimaginável aconteceu: em sua primeira edição, a Fenavinho já recebeu o prestígio da visita de um presidente da República, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O polêmico Assis Chateaubriand, o Chatô, dono dos Diários Associados, foi outra figura de renome que marcou presença no encontro.

A partir daí, começou a se formar uma nova Bento Gonçalves, cujo nome já se ouvia em diferentes partes do país graças ao sucesso da festa. O que se viu nos cinquenta anos seguintes foi uma transformação que elevou a cidade a um patamar que hoje a posiciona como uma das mais desenvolvidas do Brasil.

Nesse contexto, a Fenavinho manteve 15 edições até 2011, quando parou por oito anos, sendo retomada em grande estilo em 2019 pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).


- LEGADO -

FORAM INÚMERAS CONTRIBUIÇÕES CONSOLIDADAS A PARTIR DO SURGIMENTO DA FESTA

O VINHO ENCANADO

A bebida dos deuses é a estrela protagonista da festa que leva seu nome – a Fenavinho. Quem visita o evento tem a oportunidade de aprecia-la de diversas formas: seja nos nostálgicos garrafões, nas nobres garrafas ou, ainda, de um modo que chama a atenção pela engenhosidade: encanado, com distribuição pelas ruas da cidade. Essa ousada ideia nasceu com o surgimento da Festa: torneiras no centro de Bento Gonçalves jorravam vinho de graça para todos os visitantes – fato que ficou nacionalmente conhecido e atraiu os holofotes do país inteiro.

O Parque de Eventos

Reconhecido atualmente como um dos maiores complexos cobertos da América Latina, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves é um projeto tirado do papel graças ao advento da Fenavinho. A festa, que desde o surgimento se propunha a conquistar relevância nacional, necessitava de um amplo espaço para sua realização. Assim, começaram as obras para construção do primeiro pavilhão do atual complexo de edificações – são 322.566 m² de área territorial e 58.000m² de espaço coberto e climatizado. Idealizado para receber a primeira edição da Fenavinho, o parque sedia, hoje, feiras de abrangência internacional – como a FIMMA Brasil, Movelsul, ExpoBento e Wine South América, entre outras que movimentam a economia local e destacam ainda mais o município.

Desfiles típicos

Os tradicionais desfiles em carros alegóricos da região receberam reforço no quesito autenticidade a partir da Fenavinho. Na primeira edição, o desfile teve como tema “O Vinho na Bíblia”, devido à grande influência da Igreja Católica na cultura local, predominantemente de colonização italiana. Foram 15 carros percorrendo as ruas da cidade. A principal marca deixada pelas alegorias foi o incentivo ao trabalho da comunidade local em prol de um projeto comum, valorizando os produtos feitos pelas pessoas que pertencem à localidade.

Envolvimento comunitário

Foi a união da comunidade que tornou real o ideal do empreendedor Moysés Michelon, mentor da primeira edição da Fenavinho. Desde o apoio à divulgação até a limpeza do espaço para a festa, o envolvimento comunitário teve contribuição essencial e determinante para o sucesso do evento. A primeira Fenavinho evidenciou a verdadeira expressão cultural do povo bento-gonçalvense. Relatos da época citam que as comissões voluntárias organizaram a hospedagem e alimentação em casas da cidade – fazendo levantamento do número de quartos e das estruturas existentes para refeições em salões de Igrejas. O comprometimento dos cidadãos para com a festa estabeleceu uma nova relação entre a própria comunidade e, claro, aos olhos dos visitantes. Ao propor sua retomada, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves quer inspirar a comunidade, a iniciativa privada, as entidades representativas e o poder público a unirem forças em prol da consolidação dessa festividade icônica para o município.

Projeção nacional

A Fenavinho é a festa-mãe de todos os eventos realizados em Bento Gonçalves. A festa projetou o município em âmbito nacional, alçando-o, também, à condição de referência nos segmentos vinícola e turístico. Exemplo dessa projeção foi a primeira vinda de um presidente da república à cidade. O General Humberto de Alencar Castelo Branco esteve na Capital Brasileira do Vinho durante a 1ª Fenavinho. Na época, não havia asfaltamento entre Porto Alegre e a região, mas logo após a visita do presidente o processo asfáltico acelerou. Por esse e outros motivos, o sentimento de pertencimento da comunidade de Bento Gonçalves ao legado e simbolismo que a Fenavinho representa a nível não só regional, mas também nacional, se fortalece a cada edição.

DIRETORIA

Comitê da 19ª Fenavinho

Coordenação: Patrícia Pedrotti
Curadoria vinícola: Alexandre Miolo
Eventos externos: Edvaldo Gallon e Samuel Pedrotti
Eventos Internos: Fernanda D'Arrigo e Vinicius Buffon
Integração Cultural: Sandro Giordani e Juarez Fracalossi
Jogos Coloniais: Vanessa Torresan e Guilherme Dal Piva
Marketing: Rodi Goulart e Taciele Monteiro
Movimento Bodegão: Mauricio Ficagna
Projetos: Lissandra Mazzoccato e César Anderle
Relações sociais da corte: Barbara Bortolini
Conselho: Rodrigo Valério

Soberanas

Corte da 18ª e 19ª Fenavinho:

Imperatriz: Ana Paula Côrtes Foresti
Damas de Honra: Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai

Trajes das Soberanas da 18ª e 19ª Fenavinho estampam a cultura da uva e do vinho

Os vestidos que a Imperatriz do Vinho, Ana Paula Côrtes Foresti, e as Damas de Honra, Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai, utilizam durante seus reinados na 18ª Fenavinho são, além de belos, um retrato histórico da cultura da uva e do vinho em Bento Gonçalves. Os trajes foram criados pela designer de moda Caroline Ambrosi.

Para confeccionar as peças, uma equipe de quatro profissionais se debruçou, por 45 dias, no corte e na costura de cerca de 200 metros de tecido. Os trajes têm modelagem típica italiana e predominância nas cores do vinho. Ao desenhar os trajes, Caroline pensou em transmitir através de símbolos a força da cadeia produtiva do vinho em Bento Gonçalves.

As peças foram confeccionadas em veludo, uma vez que a festa se realiza nos meses de outono e inverno, e trazem detalhes vistosos. Entre eles, estão os cristais utilizados para compor os cachos de uva, que somam 1,5 mil pedras aplicadas individualmente, e as rendas com pérolas. Tem uma saia branca com gregas douradas e uma sobressaia de veludo com uvas e gregas em pérolas.

Além dos trajes, as soberanas vão exibir durante seus compromissos oficiais outros itens exclusivos. São as enojoias, peças especialmente criadas para a corte tendo o vinho como destaque, idealizadas por Patricia Pedrotti, da Enojoias – Diamantes do Vinho. As peças são confeccionadas com cristais de bitartarato de potássio, substância que se forma em pipas ou garrafas que armazenam o vinho, nas cores vinho branco, vinho rosè e vinho tinto.


- Resgate histórico -

Quem já foi foi parte da história da Fenavinho

I FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 25 de fevereiro a 12 de março de 1967

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Moysés Luiz Michelon
Vice-Presidente: Luiz Matheus Todeschini
1º Secretário: Hilário Caetano Pozza
2º Secretário: Mário Morassutti
1º Tesoureiro: Dorvalino Pozza
2º Tesoureiro: Gentil Theofilo Pompermayer
Secretário Executivo: Anacleto Adorindo Tedesco

Imperatriz: Sandra Guerra
Damas de Honra: Iegle Gehlen e Liane Mazzini

Prefeito: Milton Rosa

II FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 13 a 28 de fevereiro de 1971

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidentes: José Eugênio Farina
Carlos Reno Dreher
Horácio Guedes Mônaco
1º Secretário: Alcides Fetter
2º Secretário: Lênio Tregnago
1º Tesoureiro: Orestes João Tregnago
2º Tesoureiro: José Holebben
Secretário Executivo: Pedro Koff

Imperatriz: Naira Valenti
Damas de Honra: Vera Regina Pompermayer
e Maria Aparecida Soares

Prefeito:Sady Fialho Fagundes

III FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 15 de fevereiro a 09 de março de 1975

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidentes: Tel Antinolfi
Vice-Presidente: Nelso Secundino Zorzanello
Vice-Presidente: Dorvalino Pozza
1º Secretário: Nilo Jacintho Carraro
2º Secretário: Gentil Theófilo Pompermayer
1º Tesoureiro: Pedro Paulo Zanatta
2º Tesoureiro: Milton Poletto
Secretário Executivo: Cid Silveira Umpierre

Imperatriz: Mariza Tondo
Damas de Honra: Maria Lorita Menegotto
e Stela Regina Fasolo

Prefeito: Darcy Pozza

IV FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 1º a 19 de fevereiro de 1980

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Nelton Callegari
Secretário Executivo: Ivan Toniazzi
Vice-Presidentes: Valério Pompermayer
Reinaldo DalPizzol
José Ernesto Oro

Imperatriz: Sílvia Ross
Damas de Honra: Elisabete Rotava e Ângela Regina Ozelame

Prefeito: Fortunato JanirRizzardo

V FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 8 a 24 de fevereiro de 1985

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Carlos Bertuol
Vice-Presidentes: José Décio Dupont
Luiz Antônio Sandrin
Ângelo E. Dalla Colletta
Antônio A. Salton
João Farina Neto
Secretário Executivo: Itacyr Luiz Giacomello
Tesoureiro Executivo: Jacob Armando Selbach
Secretários: Carmem Camerini
Edes Ernesto Salvador
Lourdes Pasa Albrecht
Maria Luíza Figueiró
Roslaine Marcon
Salete Camerini
Vera Maria Canossa

Imperatriz: Sheila Telli
Damas de Honra: Cláudia Sfoggia Wender e Liana Cristina Fortuna Rigon

Prefeito: Ormuz Freitas Rivaldo

VI FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 14 a 29 de julho de 1990

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Jovino Nolasco de Souza
Vice-Presidentes: Adroaldo Dal Mass
Lourival Frizzo
Renato Ferrari
Além Guerra
Juarez Valduga

Imperatriz: Nádia Cini
Damas de Honra: Eliane Gobatto e Raquel Possamai

Prefeito: Fortunato Janir Rizzardo

VII FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 12 a 28 de julho de 1991

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Jovino Nolasco de Souza
Vice-Presidentes: Adroaldo Dal Mass
Lourival Frizzo
Renato Ferrari
Além Guerra
Juarez Valduga

Imperatriz: Nádia Cini
Damas de Honra: Eliane Gobatto e Raquel Possamai

Prefeito: Fortunato Janir Rizzardo

VIII FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 10 a 26 de julho de 1992

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Jovino Nolasco de Souza
Vice-Presidentes: Adroaldo Dal Mass
Lourival Frizzo
Renato Ferrari
Além Guerra
Juarez Valduga

Imperatriz: Andréa Poletto
Damas de Honra: Maristela Titton e Raquel Possamai

Prefeito: Fortunato Janir Rizzardo

IX FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 09 a 25 de julho de 1993

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Erci Grapiglia
Assessor da Presidente: João Carlos Bircke
Diretor de Finanças: Gilmar Brum
Diretor da Comissão de Vinho: Paulo Ribaldi
Diretor de Vendas: Fernando Ferrari
Diretor de Marketing: Eugênio Tártaro
Diretor de Eventos: Tarcísio Michelon
Diretora da Comissão Social: Lauralice Dupont
Diretor de Esportes: Leopoldo Benatti
Secretária Executiva: Glaci Oliveira
Assessoria de Imprensa: Andréa Cavallini e Denise Milani

Imperatriz: Loren Hofsetz
Damas de Honra: Sônia Arlete Rasador e Janete Rizzi

Prefeito: Aido Bertuol

X FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 15 a 31 de julho de 1994

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Erci Grapiglia
Diretor de Comercialização e Parque: Severino Ferrari
Diretor de Vitivinicultura e Eventos Técnicos:
José Fernando Protas
Diretor de Marketing/Publicidade e Propaganda:
Luiz Alberto Majola
Diretor Administrativo e Dinanceiro: Clóvis Capitâneo

Imperatriz: Loren Hofsetz
Damas de Honra: Sônia Arlete Rasador e Janete Rizzi

Prefeito: Aido Bertuol

XI FESTA NACIONAL DO VINHO

Período: 4 a 14 de maio de 2000.

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Jaime Milan
1º vice-presidente: Antônio Agostinho Salton
2º vice-presidente: Paulo Ferrari
3º vice-presidente: Flávio Abreu de Souza
1º secretário: Sérgio Foletto
2º secretário: Sérgio Inácio Poletto
1º tesoureiro: Lauro Dorigon
2º tesoureiro: Alexandre Dal Pizzol

Imperatriz: Melissa Pradieê
Damas de Honra: Cláudia Provensi e Marta Pasquali

Prefeito: Darcy Pozza

XII FENAVINHO

Período: 28 de janeiro a 13 de fevereiro de 2005.

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Paulo Geremia
Vice-presidente de Eventos: Nelton Callegari
Vice-presidente Financeiro: Renato Masutti
Vice-presidente Marketing: Silvio Pasin
Vice-presidente Industrial e Gastronomia:
Tarcísio Michelon

Imperatriz: Markelen Calza
Damas de Honra: Angélica Sartoli e Aline Pedrini

Prefeito: Darcy Pozza

XIII FENAVINHO

Período: Início: 26/01/2007 Término:20/02/2007

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Tarcísio Vasco Michelon
Vices-presidentes
- Industrial – Paulo Ferrari
- Financeiro - Maurício Salton
- Agroindústria e Ofícios – Vinicos Dall’Oglio
- Eventos Esportivos, Integração Distrital- Moacir Menegotto
- Apresentações Artísticas – Marcos Piccoli
- Comunicação e Marketing – Diego Bertolini
- Cultura - Maria StefaniDalcin
- Infra-estrutura – Luiz H. Zanini
- Relacionamento e promoção do vinho brasileiro –
José F. da Silva Protas
- Gastronomia – Janete Canello
- Jurídico – Edson Carlos Zandoná
- Administrativo e Comercial – Jones Valduga
- Integração Regional, Vinho da Imperatriz e Caminhão do Vinho – João Strapazzon
- Integração Nacional – Henrique Benedetti
- Eventos Técnicos – Dirceu Scottá
- Vila Típica -Antoninho Ademir Calza
- Projeto Visual da Cidade e Estabelecimentos comerciais – André Dreher Giovannini

Imperatriz – Suelen Brandeli
Princesa – Caroline Carraro
Princesa – Raquel De Marco

PREFEITO
Alcindo Gabrielli

XIV FENAVINHO

Período: Início:30/01/2009 Término: 24/02/2009

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Tarcísio Vasco Michelon
Vice-presidentes:
Gestão - Marcos Fracalossi
Agroindústria - João Strapazzon
Apresentações Artísticas - Marcos Piccoli
Comunicação e Marketing - Ana Paula Soliman
Cultural - Eunice Pigozzo
Feira Vinícola - Andréia Gentilini Milan
Feira Tecnológica - Ivan Tasca
Gastronomia - Janete Canelo
Hospitalidade e Turismo - TaliseValdugaZanini
Infra-estrutura - Vitor Ambrosini
Relações com o Comércio - HelenirBedin
Relações Estratégicas - Márcia Ferronato
Social e Espetáculos - Maria da Glória De GasperiTodeschini
Imperatriz - Cláudia Alberici Pinto
Princesa - Aline Petroli
Princesa - Bárbara Manfroi Chies

PREFEITO - Roberto Lunelli

XV FENAVINHO

Período: Início:29/04/2011 Término: 08/04/2011

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Joao Strapazzon
Vice-presidentes:
Gestão - Marcos Fracalossi
Mercado – Daniela Salton
Cultural - Marcos DytsPiccoli
Vinícola – Antônio Czarnobay
Agroindústria –InêsFagherazziBettoni
Infra-estrutura – Dario Crespi
Serviços – Gilberto Durante
Diretora Janete Canello

Soberanas
Imperatriz Kelly Scanagata
Princesas Carine Pedrotti e Gabriela Bottega

PREFEITO - Roberto Lunelli

XVI FENAVINHO

Período: de 13 a 23 de junho de 2019

Comitê da 16ª Fenavinho
Coordenação: Diego Bertolini
Cultura e Relação com a Comunidade: Rodrigo Parisotto
Eventos: Roberto Cainelli Jr
Gastronomia: Marcos Giordani
Marketing: Rodrigo Valério
Turismo: Gabrielle Rodrigues
Vinho: Bruna Cristófoli
Vinícola \ Institucional: Daniel Panizzi

Soberanas:
Imperatriz Bárbara Bortolini
Damas de Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso

Promoção: Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves

XVII FENAVINHO

Período: de 09 a 19 de junho de 2022

Comitê da 17ª Fenavinho
Coordenador do Comitê: Roberto Cainelli Júnior
Eventos Internos: Rodrigo Valério
Eventos Externos: Gabrielle Rodrigues
Vice de Eventos Externos: Roberta Benedetti
Gastronomia: Daniel Panizzi
Projetos: Diego Bertolini e Lizandra Mazzocatto
Enologia e relações comunitárias: Bruna Cristofoli
Corte e projetos: Jussara Konrad
Marketing: Rodinaldo Severo Goularte

Soberanas:
Imperatriz: Laís Dupont
Damas de Honra: Raiane Conci e Letícia Beliski

Promoção: Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves

XVIII FENAVINHO

Período: de 08 a 18 de junho de 2023

Comitê da 18ª Fenavinho
Coordenador do Comitê: Rodrigo Valério
Vice-coordenadora e Relação com a comunidade: Bruna Cristofoli
Eventos Externos: Gabrielle Signor e Patrícia Pedrotti
Eventos Internos: Jussara Konrad
Marketing: André Menin
Vice-Marketing: Rodinaldo Severo Goularte
Projetos: César Anderle, Lissandra Mazzoccato e Fernanda Darrigo
Corte: Bárbara Bortolini
Conselho: Roberto Cainelli Júnior

Soberanas:
Imperatriz: Ana Paula Côrtes Foresti
Damas de Honra: Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai

Promoção: Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves

© 2020 FENAVINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FOSFO