- NOTÍCIAS -

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Fenavinho amplia programação de atrativos para sua 17ª edição em 2020

Fenavinho amplia programação de atrativos para sua 17ª edição em 2020 20/11/2019

A 17ª edição da Fenavinho vem repleta de atrativos para trazer visitantes à capital nacional do vinho – e também encantar a comunidade. Muitas delas foram anunciadas na noite de 19 de novembro, quando houve o lançamento da festa, em um encontro realizado no Vale dos Vinhedos, no hotel Villa Michellon.


Uma das novidades que a 17ª Fenavinho terá em 2020 é a ampliação de sua programação. A agenda começa ainda no mês de maio, com o Vinho Encanado. A atração icônica toma conta do coração de Bento Gonçalves, convidando o público para se divertir na Via Del Vino, degustando vinhos e sucos de excelente qualidade, que jorram de torneiras diretamente para as taças. Shows, apresentações artísticas e gastronomia típica complementam as atrações. No próximo ano, serão três os fins de semana com o Vinho Encanado: dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio.


Outra atração confirmada para o próximo ano é a realização do Desfile Alegórico – e também com um incremento: serão duas apresentações, nos dias 17 e 31 de maio. Nessas ocasiões, as comunidades do interior ganham a via central por onde Bento Gonçalves se desenvolveu, na Rua Marechal Deodoro, e contam a história da região, homenageando a saga do imigrante italiano e mostrando como esse legado se traduz em cada detalhe da cultura local. Hábitos, costumes e tradições vêm à tona, em um desfile que evoca o orgulho das origens.


Toda essa preparação culmina com uma experiência memorável que a Fenavinho promete oferecer aos visitantes de 05 a 14 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá haverá uma Vila Típica – espaço temático de convivência, que remete às primeiras vilas idealizadas pelos imigrantes colonizadores da região. Em uma área ampliada – de três para cinco mil metros quadrados – vinícolas trazem vinhos, espumantes e sucos para o visitante brindar e festejar. Diversos estabelecimentos oferecem o melhor da culinária típica, presenteando o paladar. No palco, shows para todos os gostos ocorrem de forma continuada durante os dez dias de programação. As atrações da FE


A relação de novidades segue com a apresentação dos novos trajes que a corte da 17ª Fenavinho – a Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as damas de honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso – exibirá a partir de 2020, e o anúncio do lançamento do Vinho das Imperatrizes, durante a vindima do próximo ano.


 


Renovação na condução dos trabalhos


O compromisso de dar continuidade ao sucesso da Fenavinho – festa que vem consolidando sua retomada desde 2019, então sob a tutela do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, quando tornou a ocorrer após um hiato de oito anos – está concentrado no talento das novas lideranças que compõem o comitê organizador. Coordenado pelo enólogo Roberto Cainelli Júnior, o grupo de trabalho é composto por Rodrigo Valério (Eventos internos); Gabrielle Rodrigues (Eventos externos); Roberta Benedetti (Vice de Eventos externos); Daniel Panizzi (Gastronomia); Marcos Giordani (Marketing); Diego Bertolini (Projetos); Rodrigo Parisotto (Turismo) e Bruna Cristofoli (Enologia e relações comunitárias).


“Nosso comitê trabalhará, mais uma vez, de forma incansável pela Fenavinho. Antes mesmo do encerramento da 16ª edição, já estávamos pensando em melhorias, projetando novas atrações, imaginando e articulando a próxima festa. Como resultado desse trabalho continuado, já apresentamos uma série de novidades para 2020. Essa agenda de atrativos segue com a proposta de valorizar a essência da Fenavinho, uma festa que enaltece a cultura da região, nossas raízes e história. E que também mostra a evolução desse legado ao longo dos anos, e como ele está relacionado a qualidade dos produtos vinícolas, da agroindústria familiar e aos atrativos do nosso turismo. Esse é compromisso que nós, do comitê, amparados pelo CIC-BG, estamos renovando: valorizar a história da Fenavinho e perpetuar seu futuro”, disse Cainelli.


O enólogo sucede a Diego Bertolini na coordenação do grupo. “Lembro que em 2018 comemorávamos o retorno da Fenavinho. Brindávamos a intenção concreta, encampada pelo CIC-BG, de trazer de volta a maior festa de Bento Gonçalves, de devolver à comunidade essa magnifica experiência. Ao mesmo tempo que estávamos felizes e animados pela possibilidade real do retorno da Fenavinho, sabíamos o tamanho do desafio que tínhamos diante de nós. Em 2019, tivemos a alegria de comemorar o sucesso estrondoso do retorno da Fenavinho, que foi marcante em sua 16ª edição e muito nos orgulha”, comentou Bertolini.


Em 2019, a 16ª Fenavinho elegeu sua Corte de soberanas; trouxe de volta o Vinho Encanado - durante dois fins de semana, 30 mil pessoas passaram pela Via Del Vino, no centro de Bento Gonçalves, apreciando os vinhos e sucos disponibilizados na “Casa del Vino Moysés Michelon”, e consumiram 24.200 doses das bebidas, o que representa 3,6 mil litros; bem como o Desfile Alegórico e, com programação integrada à ExpoBento, ajudou a captar os mais de 253 visitantes para que estiveram na festa e feira.


 


CIC-BG vê consolidação da grandiosidade da festa


Compartilhando o sentimento de orgulho pelos resultados já alcançados – e o compromisso com a continuidade do projeto de consolidação da Fenavinho, o CIC-BG reforça a sensibilização para que haja um engajamento e envolvimento coletivo em favor da festa. “O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves sente enorme honra e orgulho em ter participado ativamente na reconstrução de um bem muito preciosos para toda a Serra gaúcha. Em 2019, escrevemos o primeiro capítulo na história da retomada da Fenavinho, com a realização de sua 16ª edição. Agora, brindamos o lançamento da 17ª edição da Fenavinho, concretizando mais um enorme passo rumo à plenitude de nossa festa popular, aquela que nos representa e apresenta para todo o Brasil. A Fenavinho que veremos em 2020 terá muito mais corpo, estará evoluída, caminhando estrategicamente para seu futuro. A orientação transmitida ao Comitê é cuidar da essência da Fenavinho, da cultura da região e do povo, com elementos simples que agradam nossa gente, mas também aos turistas que vem de fora exatamente buscar está vivência. Sem dúvida alguma, dentro de algumas edições, a Fenavinho será uma das principais festas do Brasil”, disse Elton Paulo Gialdi, presidente do CIC-BG, entidade promotora da festa.


Apoiador da proposta, o poder público municipal destaca a relevânncia da Fenavinho para a promoção do turismo municipal. “Temos grande orgulho em participar do resgate da Fenavinho, por tudo o que ela representa na história de Bento Gonçalves e, principalmente, pelo potencial de promover ainda mais o turismo local que a festa traz, valorizando nossa cultura, raízes e atrativos”, disse o Secretário Municipal de Turismo, e integrante do comitê da 17ª Fenavinho, Rodrigo Ferri Parisotto.



- OUTRAS NOTÍCIAS -

Fique por dentro das informações sobre a feira

© 2020 FENAVINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FOSFO